Pousada

A Pousada Dharma Shala fica bem no centro da Ecovilla Goura Vrindávana

que por sua vez fica dentro do paradisíaco Parque Nacional da Serra da Bocaina, nas montanhas da Costa Verde, e da turística e histórica cidade de Paraty, no sul do estado do Rio de Janeiro. 

A Ecovilla, fundada em 1984, priorizou em seu princípio a subsistência através da agroecologia e produção artesanal de Banana Passa. 

Seu estilo de vida simples e objetivos de aperfeiçoamento humano e elevação espiritual, vem atraindo ao longo dos anos pessoas do mundo inteiro, o que inspirou a criação de um local para que esses amigos e simpatizantes pudessem se acomodar, no coração da Mata Atlântica, aliando conforto, estrutura e bem-estar, com a simplicidade, aconchego e rusticidade da floresta. 

Nesse contexto nasceu a Pousada Dharma Shala, para propiciar sua estadia “num santuário ecológico e espiritual, no coração da Mata Atlântica”.

vastu shastra
John Doe
diferencial
Jane Helf
conceito
Joshua Insanus

Vastu Shastra é uma antiga tradição da Índia, sintetizado em uma escritura que faz parte dos Vedas. É um manual místico de arquitetura que propicia à construção o melhor aproveitamento das energias sutis, proporcionando aos hóspedes, bem-estar, boa sensação e o benefício das boas energias canalizadas. 

O projeto arquitetônico da Pousada Dharma Shala foi todo concebido seguindo os princípios básicos, e diretrizes filosóficas do Vastu Shastra. Toda a infra-estrutura e a localização de cada instalação e setor da Pousada têm seu lugar específico de acordo com o misticismo da antiga Índia, para a melhor absorção energética. 

Devido a localização ser em meio a floresta, o acesso de materiais de construção é delicado, o que exige desenvolvimento de métodos de engenharia não convencionais e uso de materiais alternativos e elaborados no local. 

A Pousada Dharma Shala foi construída usando também técnicas de Permacultura, priorizando materiais do local como blocos de granito e peças de madeira local. De acordo com o Vastu Shastra essa técnica é chamada de Loka-Purusha. 

As camas, sofás, assoalhos e batentes são todos feitos de forma artesanal no local pelos residentes da Ecovilla, em madeira bruta. O estilo tem um toque oriental que faz a Índia brotar em meio a Mata Atlântica. 

Todos esses elementos combinados criam um estilo único e original, uma atmosfera rústica, confortável, aconchegante e harmoniosa, onde o misticismo da Índia e a energia da natureza envolvem a todos.
Na Pousada Dharma Shala, temos a preocupação de que tudo seja feito da maneira mais natural e artesanal possível, dês da construção e decoração, até a alimentação, para que a energia pessoal e o cuidado em cada ato sejam sentidos em sua plenitude.

Procuramos priorizar os relacionamentos humanos com nossos hóspedes, para que eles se sintam em casa e á vontade.

Estamos aqui para recebê-los e servi-los.
O termo Dharma Shala é um conceito tradicional na Índia, que denota hospedagem voltada para pessoas no humor de retiro, busca espiritual, introspecção e harmonia com a natureza. A tradução literal significa “local da espiritualidade”. 

Na Índia, é comum que nos “Tirthas” ou “Dhamas” (locais sagrados de peregrinação), haja hotéis e pousadas que conservem uma atmosfera transcedental e ambiente espiritualizado. Esses locais são chamados de Dharma Shalas. 

É dito que o que caracteriza um local sagrado são os “Sadhus” (pessoas santas) que por ele passam ou residem. Os peregrinos e visitantes que procuram as Dharma Shalas buscam fugir do turismo convencional e mundano, e acabam criando nesses locais, centros de convergência de pessoas santas, ou “Sadhus”, e por consequência um ambiente espiritual. 

A Pousada Dharma Shala trabalha para que seus hóspedes tenham a mesma sensação que tivessem no oriente, sem perder o conforto e estrutura característicos do ocidente. Cada quarto possui um nome e decoração de um “Dhama Sagrado”, que ajudam o hóspede a fazer essa viagem. 

O objetivo principal é manifestar perante a exuberância da Mata Atlântica, esse conceito oriundo do local mais espiritualizado e místico do planeta: a Índia.