A Construção e o
Vastu Shastra




Vastu Shastra é uma antiga tradição da Índia, sintetizado em uma escritura que faz parte dos Vedas. É um manual místico de arquitetura que propicia à construção o melhor aproveitamento das energias sutis, proporcionando aos hóspedes, bem-estar, boa sensação e o benefício das boas energias canalizadas.

O projeto arquitetônico da Pousada Dharma Shala foi todo concebido seguindo os princípios básicos, e diretrizes filosóficas do Vastu Shastra. Toda a infra-estrutura e a localização de cada instalação e setor da Pousada têm seu lugar específico de acordo com o misticismo da antiga Índia, para a melhor absorção energética.

Devido a localização ser em meio a floresta, o acesso de materiais de construção é delicado, o que exige desenvolvimento de métodos de engenharia não convencionais e uso de materiais alternativos e elaborados no local.

A Pousada Dharma Shala foi construída usando também técnicas de Permacultura, priorizando materiais do local como blocos de granito e peças de madeira local. De acordo com o Vastu Shastra essa técnica é chamada de Loka-Purusha.

As camas, sofás, assoalhos e batentes são todos feitos de forma artesanal no local pelos residentes da Ecovilla, em madeira bruta. O estilo tem um toque oriental que faz a Índia brotar em meio a Mata Atlântica.

Todos esses elementos combinados criam um estilo único e original, uma atmosfera rústica, confortável, aconchegante e harmoniosa, onde o misticismo da Índia e a energia da natureza envolvem a todos.